Raio: Desligado
Raio:
km Até onde deseja procurar, à sua volta?
Pesquisar

A Saúde Mental está histórica e culturalmente associada à Doença Mental.

Primeiramente, pretendemos ajudá-lo(a) a repensar o que se entende por saúde e doença mental.

A Organização Mundial de Saúde define a saúde mental como «o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere» (OMS, 2002).

Portanto, define a Saúde Mental não só como a ausência de doença, mas como uma situação de bem-estar físico, mental e social. Como todos somos seres distintos, com especificidades próprias, este sentimento de bem-estar nos vários domínios é necessariamente diferente, contemplando componentes individuais e subjetivas. Deste modo, o conceito de saúde não é igual para todas as pessoas, depende do indivíduo, dos contextos económicos, sociais, culturais e políticos onde se encontra inserido.

Verifica-se ainda uma tendência para separar a saúde mental da saúde física. Porém, elas são inseparáveis, não há saúde física sem saúde mental. Contudo, o que não se resolve na mente, o corpo pode transformar em doença. Será melhor então não deixar para depois, não atropelar os obstáculos da mente e deixá-los simplesmente para trás, porque na realidade acabamos por levar as mazelas desses atropelos.

A saúde mental é então fundamental para o bem-estar das pessoas e é indivisível da saúde em geral. Uma pessoa com boa saúde mental sente-se bem consigo e na interação com os outros. Responde positivamente aos desafios e exigências do meio e do quotidiano. Este estado permite-lhe desempenhar os seus papéis como estudar, trabalhar, relacionar-se com a família e com os amigos.

Sabemos que em muitos momentos da vida é difícil manter saúde mental perante determinadas dificuldades e/ou acontecimentos (ex. ruturas, perdas, conflitos, etc.), o que não nos torna necessariamente doentes mentais. Procurar ajuda dos profissionais de saúde mental nestes momentos de perturbação que nos angustia e nos causa sofrimento é o primeiro passo para nos ajudar a pensar e resolver o que se complexifica na nossa mente, para que não se reflita depois no nosso corpo, nos nossos comportamentos e relações e conseguirmos assim encontrar a harmonia necessária para sermos o mais saudáveis que conseguirmos ser!